Subscribe Us


 

Inácio Loiola propõe comissão parlamentar para apurar má-gestão da água no Sertão

 Em repercussão ao Dia Mundial da Água, celebrado nessa segunda-feira (22), o deputado estadual Inácio Loiola (PDT) sugeriu, durante discurso na sessão da Assembleia Legislativa (ALE) de Alagoas, a criação de uma comissão a ser responsável por investigar e acompanhar as ações do Governo do Estado em relação à falta d’água na região sertaneja.

O parlamentar não informou se vai solicitar, oficialmente, da Mesa Diretora, a constituição da comissão específica, embora a sua ideia tenha recebido demonstrações de concordância pelos deputados.

Ele defende que o grupo, caso seja formado, apure a administração de saneamento e de distribuição de água feita pela Casal [Companhia de Saneamento de Alagoas], o mau uso do Canal do Sertão e a paralisação da Operação Carro-Pipa, desenvolvida pelo Governo Federal em acordo com o Governo do Estado.

A proposta é trazer ao Parlamento a responsabilidade de acompanhar todas as ações desenvolvidas pelas três esferas do Executivo, para amenizar o sofrimento secular do povo do semiárido em relação à falta de água.

Como sertanejo que é, Loiola demonstrou indignação pela má-condução das políticas públicas direcionadas ao Sertão no que se referem à distribuição de água. Segundo ele, é inadmissível que, nos dias atuais, não se tenha uma união de esforços dos governos para manter a regularidade da Operação Carro-Pipa, estratégia que tem atenuado o prejuízo dos sertanejos ao longo destes anos.


“Água sempre foi a prioridade número um do sertanejo. Reconheço que é importantíssimo abrir e recuperar estradas, mas a região do semiárido sempre quis água em primeiro lugar. O Canal do Sertão não consegue atender ao povo e falta esforço para que a água chegue à casa dos sertanejos”, destacou o pedetista.


O discurso despertou a opinião da maioria da Casa. Todos engrossaram a defesa por projetos do Governo do Estado que ampliem a distribuição mais ordenada da água em Alagoas. Para os deputados Davi Maia (DEM) e Jó Pereira (MDB), a cobrança maior é pela manutenção e produtividade do Canal do Sertão.


“Onde estão os projetos complementares das obras do canal já concluídas? É necessário que este projeto tenha garantia hídrica e beneficie a população como um todo. Precisamos avançar e investir em obras complementares. Água é requisito básico e questão de subsistência”, declarou Jó Pereira.


Ela ainda mencionou, em plenário, relatório elaborado com base em informações do Tribunal de Contas da União (TCU), que sugere o bloqueio do valor orçamentário das obras do Canal do Sertão em 2021. O parecer neste sentido ainda será votado no Congresso Nacional.

Assim como a deputada, Davi Maia concordou com Loiola na sugestão de a ALE criar uma comissão para acompanhar todos os investimentos públicos referentes à água.


Na avaliação do deputado Paulo Dantas (MDB), segundo secretário da Mesa Diretora do Legislativo, é necessário um diálogo imediato da Casa com o Governo do Estado, para estabelecer metas de abastecimento do Sertão por meio dos caminhões-pipa. Apesar das críticas em plenário à gestão da Casal, Dantas saiu em defesa do presidente da companhia.


“Clécio Falcão tem capacidade técnica, mas não manda. Quem tem poder de tocar obras hídricas de grande porte é o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal. Temos que pedir ao governador que aporte recursos para concluir estas obras com convênio com a União, de modo que não atrapalhe a distribuição de água no Sertão”, avalia.


Inácio citou que a situação das adutoras na região é deplorável. “A maioria foi construída na gestão Geraldo Bulhões. A população cresceu assustadoramente e o fornecimento continua o mesmo. Além disso, Alagoas só tem dois projetos de irrigação, os dois em Igreja Nova, enquanto Sergipe já possui entre 15 e 20 mil hectares destes projetos em execução”.


Para o deputado Antônio Albuquerque (PTB), o Governo do Estado não precisa esperar do Governo Federal a ajuda necessária, quando “pode envidar esforços para garantir a maior reivindicação do sertanejo".
Fonte gazetaweb


Postar um comentário

0 Comentários