Subscribe Us


 

IBGE faz pesquisas econômicas com mais de 3,5 mil empresas em Alagoas

 O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a coleta das pesquisas econômicas anuais com amostras de 3.666 empresas alagoanas. Segundo o instituto, 1.803 empresas são ligadas ao setor de serviços, 982 ao setor de comércio, 497 ligadas à construção civil e 384 indústrias.



Segundo dados do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), o número da amostragem representa 12% do total de empresas em funcionamento no estado.

De acordo com o supervisor de pesquisas do IBGE em Alagoas, Praxedes da Silva, a participação das empresas selecionadas é importante para uma compreensão do mercado diante da pandemia.

"Sabemos do recrudescimento da pandemia, por isso, é imprescindível que os empresários e os profissionais da contabilidade respondam às pesquisas econômicas do IBGE para que o próprio setor econômico se beneficie de informações seguras para tomar decisões de investimentos ou de estratégias de sobrevivência das empresas", afirma Praxedes.

As empresas selecionadas participarão de uma das seguintes pesquisas:

  • Pesquisa Industrial Anual (PIA-Empresa)
  • Pesquisa Industrial Anual (PIA-Produto)
  • Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC)
  • Pesquisa Anual do Comércio (PAC)
  • Anual de Serviços (PAS)

Segundo o IBGE, a coleta dos dados tem duração de aproximadamente cinco meses e vai até o dia 30 de outubro.

O desafio para este ano é superar o alto percentual de recusas observado em anos anteriores. Em 2020, por exemplo, 23,37% da amostra (843 empresas) não responderam ao questionário disponibilizado. Quem não participar poderá ficar sem a certidão de quitação emitida pelo IBGE, que é fundamental para aquisição de financiamentos, empréstimos e participação de licitações junto à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e outras instituições públicas de fomento.

Como saber se a empresa foi selecionada?

O IBGE entra em contato com cada empresa, tanto com o proprietário, como com o profissional ou escritório responsável pela contabilidade. Devido à pandemia, esse contato será feito por telefone.

Os funcionários do IBGE poderão ser identificados através do número de sua matrícula, que poderá ser verificada pelo portal do instituto (clique aqui) ou pelo telefone 0800 721 8181.

Após a atualização das informações cadastrais das empresas, serão encaminhados os questionários por e-mail ou a própria empresa poderá baixar através do portal do instituto (clique aqui). As orientações para preenchimento e envio serão fornecidas pelo pessoal do instituto.

Postar um comentário

0 Comentários