Subscribe Us


 

MP investiga alunos de medicina suspeitos de 'furar fila' da vacina contra Covid em Alagoas

Pelas normas do PNI, só é permitido aos alunos do cursos de saúde tomarem a vacina após comprovação de estágio.



O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) vai investigar se alunos do 1º ano de medicina furaram a fila de imunização no combate à Covid-19. De acordo com as normas, até o momento, para que estudantes da área da Saúde sejam vacinados, é necessário que eles estejam cumprindo de estágio, tanto em hospitais, clínicas, laboratórios ou unidades de atenção básica.

O promotor de Justiça Luciano Romero garante que tudo será investigado seguindo os critérios estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI).

“O que posso informar é que, de fato, as informações chegaram e estamos debruçados para, de forma cristalina, em breve, reportarmo-nos à sociedade alagoana com os devidos esclarecimentos. Instauramos procedimentos e se houver a constatação medidas cabíveis serão adotadas. O Ministério Público fiscalizará tudo que chegar de informações sobre possíveis irregularidades e se posicionará”, disse Romero.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) reforçou que, pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), os estudantes da área em aulas práticas não estão contemplados com a vacina (veja a nota ao final do texto).

O presidente do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro-AL), Eduardo Vasconcelos, cobra a investigação por parte do MP.

“A gente pede ao MP apuração de quem realmente fraudou, de quem é a responsabilidade, qual a responsabilidade da prefeitura de Maceió e também da Secretaria de Saúde. Tem que ter um responsável por averiguar essa documentação já que os estudantes não estão no plano nacional de imunização, só aqueles que estavam inseridos em contato direto através de estágio”, disse Vasconcelos.

Leia a íntegra da nota da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde reitera que os critérios sobre grupos prioritários e suas faixas etárias para vacinação contra a Covid-19 foram estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Governo Federal. Dentro das normas do PNI, não fazem parte, na atual fase da campanha, os estudantes da área de saúde em aula prática. Dessa forma, a Secretaria e universidades e Instituições de Ensino Superior nas quais os estudantes estão vinculados pactuaram pela substituição das declarações anteriormente exigidas para imunização, pelo Termo de Compromisso de Estágio (TCE). Nesse documento, inclusive, constam inicio e fim do curso, entre outros requisitos.

Postar um comentário

0 Comentários