Subscribe Us


 

Para conter 3ª onda, praias, comércio, bares e restaurantes voltam a fechar nos finais de semana

 Renan Filho decretou redução no horário de comércio, shoppings, bares e restaurantes durante a semana e fechamento destes segmentos aos fins de semana.



O governador Renan Filho (MDB) decretou retorno às regras mais rígidas da fase vermelha a partir de 0h desta sexta-feira (28). O principal motivo foi o aumento de internações nas UTIs por Covid, que chegou a 92% nesta semana. O novo decreto tem validade até 23h59 do dia 10 de junho.

"Houve um crescimento de quase 25% da ocupação dos leitos ao longo de duas semanas. Por isso vamos precisar tomar novas medidas restritivas, para proteger os desavisados, para proteger até aquele que acredita que não vai pegar a forma grave da doença, e, sobretudo, para proteger aquele que está se cuidando", afirmou o governador em entrevista coletiva.


Confira as principais mudanças nas regras:

lojas do centro - de 9h às 17h, sendo proibido novamente o funcionamento aos sábados, domingos e segundas-feiras

lojas de rua e galerias - de 10h às 18h, sendo proibido novamente o funcionamento aos sábados, domingos e segundas-feiras

shoppings - de 11h às 20h, sendo proibido novamente o funcionamento aos sábados, domingos e terças-feiras

bares e restaurantes - de 5h às 20h, de segunda a sexta. Após esse horário e aos sábados e domingos, somente por delivery e pegue & leve

praias, calçadões, lagoas, rios e clubes - apenas de segunda a sexta-feira, em pequenos grupos ou individualmente, sendo proibida a permanência nesses locais aos sábados e domingos

teatros, cinemas e museus - proibido o funcionamento

restrição de circulação - de 21h às 5h, exceto para serviços essenciais

"A gente entende que essas decisões atrapalham os segmentos econômicos, as pessoas precisam trabalhar para sobreviver, mas nós temos uma responsabilidade com a vida em Alagoas, disso a gente não vai abrir mão. A ciência, mais uma vez, tem demonstrado a necessidade de que a gente contenha essas aglomerações", disse o secretário da Saúde, Alexandre Ayres.


Saiba tudo o que está permitido na fase vermelha

O governador ainda destacou que houve uma discussão interna para que o horário de fechamento dos bares e restaurantes fosse mais cedo, às 16h, mas que ficou acertado manter até mais tarde, com rigor na fiscalização e recebimento de denúncias, em caso de descumprimento das regras.

"Nessa primeira semana vai ser até 20h, mas o segmento será monitorado para saber se há cumprimento, principalmente por causa das denúncias feitas pela população. O estabelecimento que tiver descumprindo, vai ser fechado e autuado", explicou Renan Filho.

Postar um comentário

0 Comentários