Subscribe Us


 

Vacinas da Pfizer devem chegar a Alagoas nesta segunda-feira, informa Sesau

 Com perspectiva da vacina Pfizer chegar em Alagoas na próxima segunda-feira (3), o Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está preparado com toda a estrutura necessária para receber a vacina, que possui uma diferença quanto ao armazenamento das doses em relação a CoronaVac e a AstraZeneca.



Os imunobiológicos produzidos no Brasil podem ser acondicionados a uma temperatura entre 2° e 8° Celsius, com a validade da CoronaVac chegando a 12 meses, a partir da data de fabricação, e a AstraZeneca sendo de até seis meses, a partir da data de fabricação.

De acordo com Rafaela Siqueira, assessora do PNI em Alagoas, caso a vacina belga seja armazenada na mesma temperatura dos outros dois imunizantes, a validade é somente de cinco dias. As doses precisam estar em uma temperatura muito mais baixa para ter um prazo maior de validade.

“As doses vão chegar congeladas até o Estado em uma temperatura entre, -25° e -15°. Nessas condições, a vacina pode ser aplicada em até 14 dias. Por isso, o PNI/AL está preparado e conta com freezers potentes para garantir o armazenamento correto da Pfizer e não haver perda de doses”, informa Rafaela.

Assim como as outras duas vacinas contra a Covid-19, para se ter a imunidade completa com a Pfizer é preciso aplicar duas doses, em um intervalo de 21 dias.

Ultra freezers – Para manter o prazo máximo de validade a partir da data de fabricação, a vacina precisa estar congelada e acondicionada em um freezer de ultrabaixa temperatura, que varia de -80°C à -60°C. Dessa forma, o imunizante da Pfizer pode ser administrado em até seis meses.

O Ministério da Saúde (MS) informou que está em andamento um processo de compra de 183 freezers de ultrabaixa temperatura para encaminhar aos estados. A previsão de entrega do primeiro lote é para o mês de junho deste ano.

Postar um comentário

0 Comentários