Subscribe Us


 

Cientistas anunciam máscara que detecta Covid-19 em 90 minutos

 Os resultados foram divulgados em artigo científico na revista Nature na última segunda-feira (28/6). 


Uma máscara facial criada por engenheiros da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambas dos Estados Unidos, detecta se o usuário está contaminado pelo novo coronavírus em cerca de 90 minutos. Os resultados foram divulgados em artigo científico na revista Nature na última segunda-feira (28/6).

Os engenheiros responsáveis afirmam que a tecnologia tem sensibilidade comparável aos testes RT-PCR padrão-ouro (moleculares) mas com a vantagem do tempo – exames feste tipo demoram para ter os resultados divulgados, enquanto que a testagem pela máscara – que é feita de papel – pode ser realizada em até 90 minutos.

O custo de produção também é um atrativo. Sem levar em conta a embalagem, foram necessários apenas US$ 5 para produção do protótipo, o equivalente a cerca de R$ 25.

 

Como funciona

 

Para realizar a testagem, o usuário deve primeiro utilizar a máscara por um tempo médio de 15 a 30 minutos. Após esse período, pressiona um botão no exterior do equipamento e, em cerca de uma hora e meia, os resultados aparecem na face interna da máscara. A parte interna da máscara é revestida por biossensores capazes de detectar partículas virais por meio do hálito e da respiração.

Postar um comentário

0 Comentários