Subscribe Us


 

Estudante de medicina é suspensa de estágio após expor e ironizar paciente: "A mulher morreu e eu não dormi"



Uma estudante de medicina em Maceió foi suspensa das atividades de estágio em uma unidade de saúde de Marechal Deodoro, nesta terça-feira, 8, após publicar nas redes sociais que "perdeu a hora de dormir" no plantão do estágio, enquanto uma mulher chegou com sinais de infarto e edema agudo no pulmão. "Atualizações: a mulher morreu e eu não dormi", ironizou a estudante. 

As imagens foram compartilhadas pela universitária nos stories do perfil dela no Instagram, mas com a restrição para apenas "melhores amigos", uma ferramenta da rede social que permite mostrar o conteúdo do perfil apenas para pessoas que ela selecione. Mesmo com essa restrição, alunos do curso visualizaram as fotos, se revoltaram e denunciaram os prints. 

Ao postar as imagens, a estudante não se preocupou nem em borrar o nome da paciente que teria precisado do atendimento urgente, assim como deixou visível os remédios que a paciente havia tomado. "Faltando 10 minutos para minha hora de dormir, chega a mulher infartando e com edema agudo de pulmão. E agora já passou 1h30 da minha hora de dormir. Tô puta", compartilhou a jovem nas redes sociais.  

A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro disse que tomou conhecimento do caso através de informação prestada pelo médico-chefe da Unidade Mista Dr. José Carlos de Gusmão, e, imediatamente, solicitou o desligamento da acadêmica do quadro de estagiários do Município. "A referida estagiária é oriunda de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro e a unidade de ensino Cesmac (Centro de Estudos Superiores de Maceió). A Secretaria lamenta o ocorrido e reafirma seu compromisso focado na humanização e respeito ao cidadão em todas as nossas unidades de saúde".

O caso já está sendo investigado pela faculdade. "Apesar de a rede social ser muito rápida, nós só tomamos conhecimento do caso às 14h desta terça-feira. É uma denúncia muito grave, nós já pedimos imediatamente para que o preceptor da aluna a suspendesse das atividades. Nós já estamos tomando todas as providências. Estamos iniciando um processo avaliativo para ter a certeza de que se trata do perfil dela e não de um perfil fake. Essa checagem está sendo feita pelo departamento de marketing, toda a instituição já foi notificada e todo o colegiado também já foi convocado. As medidas cabíveis e disciplinares serão tomadas", afirmou ao TNH1 André Falcão, coordenador do curso de medicina do Cesmac, que seguiu em repúdio. 

"Não é o perfil de formação dos nossos alunos. Nós não admitimos que haja desrespeito à vida humana", frisou.

A estudante deletou o perfil das redes sociais após a repercussão do caso. 

Postar um comentário

0 Comentários