Subscribe Us


 

Justiça de Sergipe determina que IPHAN resgate canoa de tolda no Rio São Francisco

 Após a histórica embarcação Luzitânia tombar nas águas do Rio São Francisco, depois do aumento de vazão dos reservatórios das hidrelétricas de Xingó, em Alagoas, e de Sobradinho, na Bahia, anunciada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) nesse mês, a Justiça de Sergipe determinou hoje que o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) faça o resgate da embarcação. 



A informação é do G1 em Sergipe. De acordo com a publicação, o magistrado Edimilson da Silva Pimenta levou em consideração que a ONG Canoa de Tolda, que é dona da embarcação e moveu a ação contra o IPHAN, não possui recursos para arcar com a remoção e recuperação do barco, que é patrimônio histórico.

Segundo o portal, Carlos Eduardo Ribeiro Jr., membro da Canoa de Tolda, tripulante da Luzitânia e um dos responsáveis pela sua conservação, o IPHAN tinha ciência da situação de vulnerabilidade da embarcação desde o dia 11 de janeiro, quando foi anunciado o aumento da vazão da Hidrelétrica de Xingó, entre Alagoas e Sergipe. E deferiu em tutela de urgência as seguintes determinações para o IPHAN:

  1. Efetuar, em caráter de urgência, até o dia 31/01/2022, através de pessoal qualificado e medidas seguras, a remoção da Canoa de Tolda Luzitânia do local em que se encontra para outro seguro, para que a mesma seja retirada da água e possa permanecer em total segurança para que ocorra processo de secagem até que ocorram as indispensáveis ações de conservação
  2. Proceder a devida limpeza e manutenção da Canoa de Tolda Luzitânia.
  3. Armazenar a Canoa de Tolda Luzitânia.e todo o seu equipamento e peças e componentes acessórios da embarcação tombada, em local apropriado para que possam ser adotadas as medidas de recuperação necessárias.
  4. Realizar, por pessoal especializado e comprovadamente qualificado, a recuperação necessária da mesma para que possa voltar às condições de navegabilidade normais.

O IPHAN ainda não se manifestou sobre a decisão, informou o portal. 

Patrimônio - A embarcação é símbolo do Rio São Francisco. A canoa de tolda Luzitânia é a última original da época do Brasil Colônia e, justamente por falta de apoio financeiro, tinha sido colocada à venda para garantir a sua conservação. Ela estava em um banco de areia em Pão de Açúcar, mas o nível do rio subiu tanto que acabou tombando e encobrindo a canoa.

Postar um comentário

0 Comentários