Subscribe Us


 

HOSPITAL DA MULHER REALIZA PRIMEIRA CIRURGIA DE MASTECTOMIA

 

 Ascom/Sesau (arquivo)


Ruana Padilha

Inaugurado com a proposta de ampliar a oferta de serviços de saúde às mulheres alagoanas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira, localizado no bairro Poço, em Maceió, realizou, na segunda-feira (21), a primeira cirurgia de mastectomia. O procedimento cirúrgico, considerado de Alta Complexidade, envolve remoção total da mama, pele, aréola e mamilo.

A mastologista Francisca Beltrão, responsável pela cirurgia, explicou que o procedimento foi realizado porque a paciente apresentou, após exames de imagem, diagnóstico prévio de um nódulo benigno volumoso. Maria Selma da Silva teve a mama direita retida e após a recuperação, será encaminhada para realizar a cirurgia de reconstrução mamária.

“Conseguimos realizar a primeira cirurgia complexa na área da mastologia, uma mastectomia da mama direita. A paciente possuía um nódulo benigno, mas que não estava batendo com a clínica dela, não condizia com o que ela estava sentindo e o nódulo continuava crescendo e volumoso. Então, a indicação era fazer a retirada e, após a recuperação, a paciente será indicada para reconstrução mamária”, enfatizou.

Francisca Beltrão ressaltou, também, a importância de Alagoas poder contar com uma unidade hospitalar especializada na saúde da mulher. “É importante as pacientes terem acesso a esses procedimentos na Rede Pública de Saúde. Antes um caso de nódulo benigno muito grande não era realizado. Mas, agora, conseguimos oferecer à população um atendimento adequado, onde as cirurgias são realizadas em nossos hospitais, com suporte para esse tipo de procedimento. Hoje já conseguimos descentralizar o HGE [Hospital Geral de Alagoas] para pacientes que precisam de especialidades na área da mastologista”, apontou.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que a unidade vem promovendo ações de assistência que têm feito a diferença na vida das alagoanas. “É uma imensa satisfação ver o Hospital da Mulher realizando cirurgias de Alta Complexidade na área da mastologia. Estamos colocando em prática a saúde com eficiência que as mulheres merecem”, ressaltou o gestor da saúde estadual.

Postar um comentário

0 Comentários