Subscribe Us


 

SESAU ENCERRA ARENA SAÚDE EM MARECHAL DEODORO COM MAIS DE 450 ATENDIMENTOS

 

 Thiago Duarte


Bia Alexandrino

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a prefeitura de Marechal Deodoro, realizou a Arena Saúde nos dias 12 e 13 de março, na orla lagunar, localizada no centro da cidade de Marechal Deodoro. O evento ofereceu consultas de demanda espontânea com cirurgiões vasculares, endocrinologista, cirurgiões buco-maxilo-facial e nutricionistas clínicas, além de ultrassonografia (USG) com doppler colorido.

Ao todo foram realizadas 456 consultas, sendo 199 no sábado (12) e 257 no domingo (13). Para ter direito ao atendimento, bastava se dirigir à arena e fazer um cadastramento. Todas as pessoas que se cadastraram foram instruídas a se consultarem com o dentista e com a nutricionista, independentemente de suas queixas principais.

O intuito da consulta odontológica foi realizar levantamento para diagnóstico de câncer oral e orientar a população sobre saúde bucal. Já na consulta com a nutricionista, foram prescritas para pacientes e servidores, de maneira individualizada, dietas visando alimentação mais saudável. Vale ressaltar que a maior parte dos pacientes era diabético e/ou hipertenso.



A paciente Jacira Nunes de Lima, 66 anos, residente de Marechal Deodoro, chegou na Arena Saúde antes das sete horas da manhã, no domingo (13), para se consultar com angiologista e endocrinologista. “Eu estou com a requisição desde fevereiro, porque tenho problema cardiovascular e já fiz uma cirurgia do coração, uma ponte de safena, em 2019. Por isso preciso de acompanhamento com o cirurgião vascular. Também sou diabética e estou aguardando a consulta com a endócrino”, afirmou Jacira.

O médico angiologista e cirurgião vascular, Bruno Freitas, explica a importância do exame de ultrassonografia com doppler colorido durante a consulta. “A USG com doppler colorido permite um diagnóstico das veias essenciais por meio não invasivo, é um equipamento de primeira linha para diagnóstico de trombose, varizes, aneurismas e até prevenção de acidente vascular cerebral (AVC). Ele permite que a consulta seja mais resolutiva para o paciente, porque ele já vai realizar o exame durante a consulta”, esclarece.

Maria de Fátima dos Santos Ramos, 61 anos, professora aposentada, ficou sabendo sobre a Arena Saúde por meio da própria comunidade e procurou o serviço para a consulta com cirurgião vascular. “Eu espero por essa consulta há mais de três anos. Eu sinto muita dor nas pernas, por conta das varizes, às vezes eu nem consigo dormir de tanta dor. Fiquei muito feliz ao saber que o secretário Alexandre Ayres realizou essa Arena e o atendimento foi nota dez, foi maravilhoso”, afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, lembrou que a Arena Saúde, além de objetivar zerar a lista de demanda reprimida, também atuou como medicina preventiva. “Trouxemos os médicos para mais perto da população, para cuidar da saúde do povo deodorense. Trouxemos médicos vasculares e endocrinologista, para zerar a demanda reprimida e para que as pessoas já saiam daqui com o pré-operatório pronto. As cirurgias serão realizadas nos hospitais construídos nesta gestão”, disse o gestor.

A estrutura da Arena Saúde contou com nove salas, entre consultórios, sala de curativo e sala de medicação, triagem, antropometria e regulação. Todos os pacientes foram atendidos e, depois da consulta, se necessário, eram marcados os exames e as cirurgias.  

Postar um comentário

0 Comentários