Subscribe Us


 

Inácio Loiola destaca realização de Juri Épico do cangaceiro Corisco


 

Durante a sessão desta quarta-feira, 10, o deputado Inácio Loiola (MDB) foi à tribuna da Casa para convidar a todos para participarem, nos dias 12 e 13 de abril, na cidade de Piranhas, do Júri Épico que fará o julgamento do cangaceiro Corisco, membro do grupo de Lampião. “Um grupo de intelectuais de Petrolina (PE) criou esse Júri Épico. Eles já fizeram os julgamentos do cangaceiro Cabeleira, um dos primeiros da história do Nordeste; do Padre Cícero, pelas perseguições que sofreu da Igreja Católica; e de Lampião, que aconteceu na sua terra natal, Serra Talhada (PE). Agora é a vez do alagoano de Água Branca, Cristino Gomes da Silva Cleto, conhecido como Corisco”, disse.


Inácio Loiola, que vai fazer uma palestra na abertura do evento, informou que o evento será realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas. Sobre o julgamento, o deputado lembrou que Corisco, quando soube da morte de Lampião na Grota de Angicos (SE), no dia 28 de julho de 1938, ficou enfurecido e procurou saber quem havia traído seu companheiro de cangaço. Cinco dias depois ele, informado de que a traição teria partido de um vaqueiro da região chamado Domingos Ventura, resolveu matar toda a família do suposto traidor, seis no total. Decapitou as vítimas e mandou as cabeças para o tenente João Bezerra, comandante da operação que resultou na morte de Lampião.


O deputado informou ainda que o julgamento de Corisco será presidido pelo juiz federal Cleiton Ferreira, um estudioso da história do Cangaço. A defesa será conduzida pelos advogados Welton Roberto e Graziele Queiroz e a acusação ficará por conta dos advogados Hugo Trauzola e o Wagner Paes, presidente da OAB/AL.

Postar um comentário

0 Comentários