Subscribe Us


 

Secretário de Educação de Água Branca perde recursos e professores podem ter salários congelados





Por: Rubens Falcão
Fonte: Blog Edson Alves

A FALTA de gestão estratégica dá a tônica na Secretaria Municipal de Educação em Água Branca. A Condução administrativa dada até aqui é considerada embaraçosa pelos servidores da educação, pelo povo e é abertamente contrária ao interesse público. Funcionários em desvio de função, contratos desnecessários, não pagamento do piso nacional salarial de 2017 e nepotismo são as práticas administrativas norteadoras de uma gestão atabalhoada e sem rumo. 

É IMPORTANTE mencionar que quando o nepotismo é praticado de forma intencional, o servidor público ficará sujeito a uma ação civil pública por cometer improbidade administrativa. O atual Secretário Municipal de Educação Odir Siqueira e a ex-secretária Vitória Dantas deveriam solicitar ao Prefeito em nome da moralidade pública a exoneração da irmã da ex-secretária “Vanúsia Dantas e Silva” contratada como professora de uma irmã do atual secretário “Oberlania Siqueira da Cruz Gomes” contratada como professora e de mais duas irmãs as senhoras “Olivania Siqueira dos Santos da Cruz” e “Maria da Conceição Siqueira dos Santos” que continuam a ocupar os cargos em “comissão de diretores de escola”. Nepotismo é crime porque atenta contra os princípios da administração pública e viola a Constituição Federal. Já passou da hora de alguém denunciar essa situação ao Ministério Público; Mas, chegou a feliz notícia a este jornalista que já estão preparando essa denúncia aí terão que se explicar no judiciário. A verdade é que a educação municipal virou um navio sem rumo e sem comando com enorme probabilidade de afundar levando todos os servidores juntos. 

O FUTURO é incerto por causa do amadorismo na gestão pública praticada hoje na educação de Água Branca. Os professores e todos os outros trabalhadores da educação terão um ano de muitas dificuldades no município. Diante de uma quadro tão terrível que se anuncia os atuais gestores da Secretaria devem calçar as sandálias da humildade é reconhecer que eles já tem o pior começo de gestão frente a esta Secretaria dos últimos anos. Várias são perguntas ao secretário? O que mudou efetivamente? Quais os indícios de que Água Branca terá uma educação acima da média da região? Os resultados das ações precisam parecer. Quais resultados? Quais ações? Nada até agora é a reposta.

DESMANTELO é pouco. Se não bastasse um ano absolutamente infértil na educação local em 2017 o ano de 2018 promete ser bem pior. O Secretário Odir Siqueira perdeu em matrículas R$ 449.000,00 (praticamente meio milhão). Comprometeu a estrutura da Educação municipal e também o piso nacional que mais uma vez não será pago. É a prova cabal de que o Prefeito Zé Carlos deve substituir o Secretário de Educação o quanto antes. Perder recurso nesse tempo de crise em que vivemos onde as previsões orçamentarias só vem diminuindo é de fato um atestado da falta de planejamento para manter os alunos nas escolas, sendo este um dos pontos cruciais do serviço de qualquer secretaria municipal de educação. Como jornalista eu entendo que a finalidade da educação é ter os alunos em salas de aula. 

FIM DE LINHA para essa gestão da educação em Água Branca que parece desejar o confronto com os servidores da educação. Será Odir Siqueira a pessoa certa para o cargo? Em Água Branca ninguém acredita que ele seja. O Prefeito Zé Carlos deve repensar sua equipe na educação urgentemente ou vai acabar por atrasar folha de pagamento e se confrontando em processo de greve com os servidores da educação. 

NÃO se faz educação pelo facebook. É preciso muito esforço para mudar as coisas. Depois de perder meio milhão em recursos Odir deve sair do cargo? O que você acha? Pelo menos eu acredito que sim.